Pufe Joaninha

Olá!

Pois é, passei um mês inteiro sem aparecer mas não fiquei sem fazer nada! Na verdade foi bem contrário, passei um pouco mais de um mês apanhando do fio de malha.

Isso mesmo, nunca tinha trabalhado com esse material e, realmente, é muito muito diferente do que estou acostumada, tipo barbante, lã, algodão, acrílico.

Ele estica uma barbaridade e, como eu tenho mãozinha bem apetada, tive que reaprender a trabalhar.

Outra dificuldade ou problema mental meu mesmo foi que cada vez que o trabalho ficava pronto, eu achava uma desculpa pra desfazer e fazer tudo de novo.

Mas no fim ficou exatamente do jeito que eu queria. E, o mais importante, a Ro, que me pediu o pufe amou!! Pronto!! Estou feliz!!

Minha jornada começou em junho (isso mesmo, JUNHO), ela pediu um pufe de joaninha em fio de malha para enfeitar o quarto da filhinha dela, a Laura, fiz minhas pesquisas e acabei decidindo por fazer em crochê. Fiz e não gostei. Fiz de novo e não gostei de novo.

Até que encontrei um video alemão que ensinava a fazer bem do jeito que eu queria. Comecei a fazer e estava na metade e, só então percebi que tinha esquecido que ia fazer a parte de baixo em preto e como ele é trabalhado lateralmente, desfiz, de novo!!

Até que, enfim, consegui fazer do jeito que eu queria.

Na verdade, se fosse contar todas as peripécias, ia ser uma novela, não um post!!

Eia a obra!!


Vamos aos detalhes.

O enchimento, eu fiz um forro de tecido de 60cm de diâmetro e 60cm de altura e enchi com isopor. Se usar só fibra, ele fica muito mole por causa do peso do fio de malha.

Além do isopor, preenchi a parte de cima com fibra de silicone, uns 2kg pra ficar bem fofo.

Vou colocar a receita aqui porque eu acabei adaptando o que eu vi no vídeo.

Não, eu não sei alemão. Mas, como o Doutor Estranho, sou fluente em "Google tradutor" kkkk.

O legal do vídeo é que ela mostra os dados em números e desenhos além de mostrar fazendo.

É bem fácil, mesmo para quem não compreende nada do idioma, como essa que vos escreve.

São dois videos, na verdade.

Vídeo 1: Pufe Otomano (em alemão) parte 1

Vídeo 2: Pufe Otomano (em alemão) parte 2

A diferença entre meu pufe e o pufe da alemã é que eu dobrei todas as medidas, fiz no chute, claro, e deu bem certinho no tamanho que que queria.

Como minha mãe sempre diz, "tenho muito mais sorte que juízo..." hahahaha

Pufe Otomano adaptado do vídeo

Material:

1 rolo de 1kg de fio de malha vermelho
2 rolos de 1kg de fio de malha preto
4 rolos de 1kg de fio de malha branco
1 novelo de fio de algodão vermelho
agulha circular de tricô 10mm
agulha de crochê 10mm
agulha de crochê 2,5mm
agulha para costura

Abreviações / explicações:
m= meia
t = tricô
enrola = com o fio para trás do trabalho, passa um ponto sem fazer para a agulha direita, traz o fio para a frente e devolve o ponto para a agulha da esquerda (mostra bem direitinho no vídeo)
vira = vira o trabalho, como se tivesse terminado a carreira
corr = corrente
pbx = ponto baixíssimo
pa = ponto alto
aum = 2 pontos altos no mesmo ponto de base
(...) x = tudo o que estiver entre parênteses deve ser feito tantas vezes quanto o número depois do x.

Pufe

Montar 32 pontos na agulha de tricô em fio preto e 64 pontos em fio branco.

OBS.: Não vou ficar fazendo diferença entre preto e branco, mas sempre os 32 pontos serão feitos em preto e os 64 pontos em branco.

Carr 1: 88m, enrola 1, vira
Carr 2: 80m, enrola 1, vira
Carr 3: 72m, enrola 1, vira
Carr 4: 64m, enrola 1, vira
Carr 5: 56m, enrola 1, vira
Carr 6: 48m, enrola 1, vira
Carr 7: 72m
Carr 8: 96m

Essas são as carreiras que devem ser repetidas, isto é, terminando a carreira 8, volta para a carreira 1.

No meu caso, fiz 40 repetições, o que totaliza 320 carreiras.

Terminando as carreiras fiz a costura lateral de baixo para cima porque eu comecei a encher o pufe com uma base em papelão duro para que ficasse reta.

Fechei da forma que mostra no vídeo, enchi o forro com o isopor, costurei o forro, fechei mais um pouco, preenchi com fibra para ficar bem fofo e cheio e terminei de fechar conforme mostra no vídeo 2.

Carinha

Fiz um círculo mágico, mas pode fazer 4 correntes em fio de malha com agulha 10mm, e fecha para formar um círculo.
1carr: 3corr, 9pa, fecha com 1pbx
2carr: 3corr e 1pa no mesmo ponto, 9aum, fecha
3carr: 3corr e 1pa no mesmo ponto, 1pa, (1aum, 1pa) 9x
4carr: 3corr e 1pa no mesmo ponto, 2pa, (1aum, 2pa) 9x
5carr: 3corr e 1pa no mesmo ponto, 3pa, (1aum, 3pa) 9x
6carr: 3corr e 1pa no mesmo ponto, 4pa, (1aum, 4pa) 9x
7carr: 3corr e 1pa no mesmo ponto, 5pa, (1aum, 5pa) 9x
8carr: 3corr e 1pa no mesmo ponto, 6pa, (1aum, 6pa) 9x
9carr: 3corr e 1pa no mesmo ponto, 7pa, (1aum, 7pa) 9x
10carr: 3corr e 1pa no mesmo ponto, 8pa, (1aum, 8pa) 9x
11carr: 3corr e 1pa no mesmo ponto, 9pa, (1aum, 9pa) 9x

e assim sucessivamente até que a carinha fique do tamanho que vc quiser.

Bochechas

Com fio de algodão, fiz 2 círculos da mesma forma que a carinha usando agulha 2,5mm, do tamanho que quiser.

Antes de costurar as bochechas, bordei os olhos e a boca sem seguir nenhum molde.

Depois costurei as bochechas.

Bolinhas vermelhas

Com fio de malha vermelho e agulha 10mm, fiz círculos da mesma forma que foi feita a carinha, mas apenas com duas carreiras.

Fiz 13, mas pode fazer quantas e do tamanho que quiserem.

Costura no corpo da joaninha e está pronto.

A separação das partes usando uma costura preta é para dar a impressão das asas.

Abaixo mais algumas fotos para dar ideia.






Divirtam-se!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Adaptação da Pantufa da Yuko Nakamura

CC Beanie com Gorro Fácil Colors

Gorro em Gomos Transversais