Alongamento de punho em tricô e crochê. Linda!!
Olá!
Fiz de tal maneira que pode ser usado de várias formas diferentes.
Já faz uns três meses que a Ir Lúcia me pediu para tentar dar um jeito nas mangas de uma blusa que ela tinha ganhado. A blusa é linda, em tricô de máquina forrada de pele mas a manga é curta.
Na verdade, a manga tem o comprimento padrão, mas a Ir Lúcia tem os braços um pouco mais longos.
Depois de pesquisar bastante eu montei um conjunto para deixar a manga com um comprimento maior que o existente, que não agredisse o conjunto da blusa e não fosse muito "espetaculoso", mesmo porque ela é uma freira da Congregação das Irmãs da Sagrada Família e Diretora do Colégio Sagrada Família.
O resultado foi esse:
Achei que ficou chic mas discreta e até a cor e textura do fio combinaram com a cor da blusa.
Usei o fio Mohair da Pingouin na cor 7791, agulha de tricô 2mm e agulha de crochê 3mm.
Vamos à execução:
Montei 60 pontos na agulha circular e fiz 25 voltas em ponto barra 2x2.
Depois de pronto, arrematei usando o método elástico, pode usar o método que achar melhor porque esse arremate vai ficar escondido.
Usando o último ponto que ficou na agulha de tricô, passei para a agulha de crochê.
Volta 01 (do babado): 60 pontos baixos, um ponto baixíssimo no primeiro ponto e duas correntes
Volta 02: 60 meio pontos altos usando apenas a alça de trás do ponto, sendo que o primeiro é feito no mesmo ponto que subiu as correntes iniciais, faz um ponto baixíssimo no primeiro ponto meio alto e sobe uma corrente
Volta 03: *um ponto baixo no mesmo ponto que subiu a corrente, 5 correntes, pula 3 pontos, 1 ponto baixo, 2 correntes, pula 2 pontos, 1 ponto baixo, 5 correntes, pula 4 pontos, 1 ponto baixo, 2 correntes, pula 2 pontos* repete o que está entre * * até o final, e faz um ponto baixíssimo no primeiro ponto da volta. No total serão 8 intervalos de 5 correntes e 8 intervalos de 2 correntes intercaladas. Distribua de forma a terminar a volta com o intervalo de 2 correntes.
A partir da 4ª volta, vou deixar aqui a imagem do gráfico que eu segui:
As cruzes são pontos baixos
As bolinhas são correntes
Esse gráfico mostra a partir da volta 03
Sempre que terminar uma volta, feche com um ponto baixíssimo no primeiro ponto e leve o fio até dentro do primeiro arco com pontos baixíssimos até lá.
Depois que eu terminei, arrematei e costurei usando linha e agulha de costura mesmo bem na borda da manga. Para que ficasse com o efeito que eu queria, coloquei a parte do tricô para dentro do punho de deixei a parte de crochê para fora a partir da volta 2 (lembra que a volta 2 foi feita apenas na alça de trás, portanto ficaram umas ondinhas na frente) e fui dando pontinhos bem pequenos ao redor dessa volta e da barra existente da blusa. Se olhar de perto a foto abaixo do Depois dá pra ter uma ideia.
As fotos abaixo podem dar uma ideia de como deve ficar.
Essa foto acima é parte de um post do Pinterest. O post inteiro está nesse link: Barrado em crochê
Abaixo estão mais fotos. A manga original terminava como nessa primeira foto.
Antes
Depois
Mais algumas fotos de como ela ficou e como pode ser usada. O que eu gostei é que pode ser usada apenas com crochê aparecendo, com o crochê para cima e o tricô pra baixo e com os dois para baixo (que é o que eu mais gostei)...
Espero que ela goste.
Divirtam-se!!
Comentários
Postar um comentário