Blusa Beatriz 2022

 Olá!

Fiz essa linda blusa a pedido da minha caçula. Com as dimensões, pontos e formatos que foram definidos por ela.

A única coisa que eu sugeri foi a lã. Depois de muitas contas e faz/desfaz a blusa ficou exatamente como ela queria. e a mamãe aqui fica muito feliz.

Abaixo vou deixar algumas instruções de como eu fiz a blusa assim como os materiais que eu utilizei.

Materiais:

4 novelos Sustentable 100g cada da Cisne cor 00108 tex 500

Agulha circular 4,5mm para as barras

Agulha circular 6mm para o corpo e mangas

Agulha para costura

Abreviações:

p = ponto

M = marcador de início de volta ou de separação de partes (frente e costas)

m = meia

m torcido = meia feito usando a alça de trás do ponto

t = tricô

V = volta

Carr = carreira

aum = aumento, isto é, levantando o fio entre dois pontos e colocando na agulha esquerda e trabalhar esse “ponto falso” de forma torcida para não ficar buraco. 

1ppm = passa passsa meia, isto é, passa dois pontos, um de cada vez, para a agulha da direita como se fosse fazer um ponto meia, depois coloca a agulha da esquerda passando pelos dois pontos da direita por trás e faz esses dois pontos em meia juntos

2mj = fazer dois pontos meia juntos da maneira tradicional

1ppt = passa passsa tricô, isto é, passa dois pontos, um de cada vez, para a agulha da direita como se fosse fazer um ponto tricô, volta esses pontos para a  agulha da esquerda,  passa pelos dois pontos de trás para a frente e faz esses dois pontos em tricô juntos

2tj = fazer dois pontos tricô juntos da maneira tradicional

(...) = repetir o que está entre parênteses até o final da volta

Dimensões:

Essa blusa eu fiz para a minha filha que tem 1,76m de altura. 

As dimensões da blusa pronta são as seguintes:

Barra = 85cm de diâmetro e 10cm de comprimento

Blusa = 115cm de diâmetro e 58cm de comprimento total

Punho = 18cm de diâmetro e 18cm de comprimento

Manga = 50cm de diâmetro e 67cm de comprimento total

Decote = 5cm 

Corpo:

O corpo, isto é, frente e costas, é feitos em carreiras circulares, isto é, em voltas até a cava e depois em carreiras lineares.

Montei 176 pontos na agulha circular 4,5mm

Fiz ponto barra 1x1, isto é, (1m torcido, 1tricô) por aproximadamente 10cm ou 30 voltas.

OBS.: a receita que forma a textura é a seguinte:

V1 = V2 = (1m, 1t)

V3 = m

V4 = V5 = (1t, 1m)

V6 = m

Preste atenção que a receita é bem simples, faz duas carreiras 1x1, uma carreira em meia e as duas outras carreiras inverte, onde foi meia nas voltas 1 e 2, agora é tricô e vice versa, termina com mais uma volta em meia e repete tudo de novo. De V1 até V6.

Outra coisa a se cuidar é que eu separei a parte da frente da parte das costas com marcadores e que os pontos que iniciam a frente e as costas eu SEMPRE fiz em meia para formar uma lista reta separando as partes. com pode ser visto na figura abaixo.

Então, quando fui fazer a repetição do padrão/receita desconsiderei o primeiro ponto de cada parte (frente e costas) fazendo sempre em meia.

Depois dessas observações...

Troquei para a agulha 6mm na primeira volta do padrão e segui trabalhando com ela.

OBS2.: Lembrando!! O primeiro ponto é em meia e a repetição começa com 1m também, portanto, o início da parte começa com 2 meia, mas quando chegar na volta 4, muda!! Aí fica 1m (da lateral), 1t (da repetição).

OBS3: Sempre que chegar na Volta 6, eu fiz alguns aumentos da seguinte forma:

V6 (aumentos) = 1m, 1aum, m até o final da parte da frente, 1aum, passa o M, 1m, 1aum, m até o final da parte de trás, 1aum, passa o M de final de volta.

Nessa volta aumentamos 4 pontos (2 na frente, 2 atrás). Eu fiz esses aumentos toda vez que chegava na volta 6 atpe ficar com 200p na agulha.

A partir daí, segui com as repetições, cuidando com os dois primeiros pontos laterais até que a peça ficou com 28cm desde o início. (5 repetições do padrão, isto é, das 6 voltas depois que terminar as repetições das voltas de aumento). 

Na última volta antes da cava, eu arrematei 4 pontos finais.

Cava

Arrematei 9 pontos em cada lateral da blusa formando a base da cava.

OBS.: EU TRABALHEI AO MESMO TEMPO AS COSTAS E A FRENTE. É UM POUCO TRABALHOSO, MAS FACILITA PARA QUE UMA PARTE NÃO FIQUE MAIOR QUE A OUTRA.

A partir daqui não é mais trabalhado em voltas, mas em carreiras de ida e volta, então, a receita do padrão deve ser adaptada para essa nova realidade, as carreiras pares SEMPRE serão feitas pelo avesso. Portanto cabe um trabalhinho de atenção aqui pois inverte a lógica de quando estava fazendo em voltas.

Mas a lógica aqui é 2 voltas de ponto sobre ponto, 1 volta em meia, 2 voltas em ponto sobre ponto invertendo a ordem das duas primeira voltas e 1 volta toda em tricô (porque está no avesso)

Carr 1 (direito)= arrematei 5p iniciais e iniciei o padrão levando em conta como está a carreira anterior porque para cada pessoa essa carreira será diferente dependendo da quantidade de aumentos que foram feitas e a quantidade de voltas até iniciar a cava.

Carr 2 (avesso) = a partir dessa volta e em todas as demais, eu SEMPRE faço 1 ponto sem fazer, uma redução no início, faço a repetição do padrão e mais uma redução e 1 tricô

Nas carreiras do direito, as reduções são feitas no início 1ppm, e no final 2mj, e nas carreiras do avesso, 1ppt, e no final 2tj

Parece confuso mas quando estiver fazendo é bem simples.

Fiz essas reduções até ficar com 75 pontos na agulha e segui fazendo a parte da frente e das costas seguindo o padrão até ficar com 45cm desde o início quando fiz a separação para o decote na frente.

Separei 26p para o ombro direito, 23 pontos eu NÃO ARREMATEI, mas passei para uma agulha auxiliar e fiquei com 26 pontos para o ombro esquerdo.

Para fazer o formato do decote, eu trabalhei os dois lados dos ombros ao mesmo tempo para não me perder nas reduções e fazer sempre na mesma carreira. Assim como a parte das costas.

A parte das costas segue sem alterações, mas para formar o decote, eu fiz uma redução de cada lado do decote a cada 4 carreiras até ficar com 20 pontos em cada ombro. E continua sem reduzi mais.

Enquanto isso, na parte de trás segui normalmente. 

Fiz os dois lados até ficar com 54,5cm.

Quando comecei a fazer o decote das costas.

Continuei a trabalhar os ombros da frente e atrás separei 26p de um ombro, 23 em agulha auxiliar, 26p outro ombro.

Nas costas eu fiz as reduções do decote em todas as carreiras até ficar com 20 pontos em cada ombro.

Depois das reduções da frente e das costas, eu segui sem redução até ficar com 54cm de comprimento no total.

Nesse ponto eu costurei os ombros com costura grafting.

Decote

Usando a agulha 4,5mm levantei 8 pontos na lateral do decote das costas, fiz 23m dos pontos da agulha auxiliar do decote das costas, levantei mais 8p do decote das costas, levantei 35p na primeira lateral da frente, 23m do decote da agulha auxiliar da frente, mais 35p na outra lateral da frente. 

Na verdade, para mim ficou assim, mas dependendo do tamanho do decote que você fez, o número de pontos levantados serão diferentes. Fiz (1m torcido, 1t) por 8 voltas e arrematei usando o arremate italiano.


Mangas

Como a minha filha queria que o punho ficasse bastante justa, eu montei 30p na agulha 4,5mm trabalhei em barra (1m torcido, 1t) afé ficar com 18cm, no meu caso, 55 voltas.


Troquei para agulha 6mm.

OBS.: Lembra que nas laterais da blusa eu fiz uma linha reta em meia? Então, eu fiz a mesma coisa nas mangas, sempre deixei o primeiro ponto da volta em meia e as adaptações dos padrões e os aumentos eu fiz sempre antes e depois desse ponto inicial.

A volta que eu fiz para trocar as agulhas foi uma volta em meia e aumentos:

Volta (aumentos): (2m, 1aum)

No final dessa volta, tem 45 pontos na agulha,

A partir daqui iniciei a receita, (sempre desconsiderando o primeiro ponto que eu fiz sempre em meia)

E a cada 3 voltas eu fiz 1 aumento de cada lado do ponto inicial, isto é, 1 aumento depois do primeiro ponto e 1 aumento no final da volta.

Fiz dessa forma até a manga ficar com 125p ou 57cm.

Aqui fiz a cava da manga. Arrematei os 9 pontos centrais e continuei trabalhando em carreiras de ida e volta sempre tomando cuidado com a receita.

Ao mesmo tempo, reduzi 1 ponto no início e 1 ponto no final da carreira a cada 2 carreiras até ficar com 94p na agulha.

A partir daqui as 2 reduções são feitas em todas as carreiras até ficar com 30 pontos na agulha.

Arrematei e costurei na cava da blusa. Fiz a outra manga e costurei. Abaixo o detalhe da costura da vava e a linha reta da manga e da lateral do corpo.

Eu gostei muito do resultado. Mas o mais importante é que a minha caçula também gostou.

A intenção foi dar apenas as instruções básicas e não a receita inteira mesmo porque eu acabei não anotando os detalhes de carreira a carreira. 

O importante é manter o desenho do padrão e cuidar para inverter os pontos quando estiver trabalhando em carreiras lineares. Mas essas instruções podem ser usadas para qualquer tipo de padrão ou nenhum padrão. Apenas em ponto meia ficaria muito bonita também. 

Beijinhos e...

Divirtam-se!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Adaptação da Pantufa da Yuko Nakamura

CC Beanie com Gorro Fácil Colors

Gorro em Gomos Transversais