Colete Cinza com Losangos

Olá!

Estava quase terminando as meias do meu pai e a minha mãe disse que ele queria mesmo um colete de tricô.

Beleza! Vamos ao colete!

Foram dias e dias de pesquisas, gostei de muitos mas não a ponto de pensar: "É a cara do meu pai!"

Então, um dia vi num site russo um gráfico de um ponto que formava losangos de forma facílima e pensei: "Esse é o ponto!"

Pedi para a minha mãe um colete que está servindo para ele. Detalhe, ele gosta muito de coletes de tricô. Tem um que eu fiz a muito tempo atrás e qualquer dia tiro foto.

Peguei o colete e tirei as medidas.

Comprei a lã Amiga (bem grossinha para ficar bem quentinho e fiz uma amostra para ter ideia de quantidade de pontos por centímetro de largura e altura.

Isto posto, usando agulha circular 6mm (que é vida!!), dei início ao colete.

Receita de minha autoria, usando o gráfico russo.

Eis o colete!



Segui exatamente todas as dimensões do colete que a minha mãe me deu de modelo porque fica bem elegante no meu pai.

Segue abaixo o link para o gráfico.

http://ru4kami.ru/vyazhem-uzory/945-uzory-spicami-romby.html

Ao ler o gráfico entenda bolinha como tricô e quadradinho vazio como meia. Só isso, tricô e meia.

Se for fazer em carreiras circulares, leia o gráfico exatamente como está, da direita para a esquerda. Caso queira fazer com agulha reta em carreiras de ida e volta, faça as carreiras pares (avesso) seguindo os pontos das carreiras ímpares.

Isto posto, segue o modo de fazer. Beeeeeeemmmmm simples! Detalhe, para ter ideia do tamanho, esse colete ficou com 68cm de altura total e 53cm de largura.

Colete Cinza com Losangos
 
5 novelos da lã Amiga
agulha circular 6mm
agulha circular 5mm
agulha de crochê 4mm
agulha para costura.

Montei 152p e trabalhei 10 voltas em ponto barra 2x2. (2m, 2t)

Volta de aumento: aumentei de forma distribuída 18 pontos nessa carreira, toda em TRICÔ.

Agora, com 170 pontos iniciei o gráfico. O padrão de repetição está entre as setas no gráfico. São 10 pontos que serão repetidos 17 vezes.

Para não me perder, o que eu fiz foi imprimir o gráfico e colar no meu caderno que notas.


Essa imagem é só para dar uma ideia de como eu faço para não me perder. Colo no caderno e dos lados coloco o número da carreira e ao lado vou marcando com riscos quantas vezes as carreiras foram repetidas. Para mim funciona muito bem.

Não esqueça de colocar um marcador, pode ser um fio de lã de outra cor mesmo, para saber onde começa a carreira.

Muito bem, O gráfico eu comecei a fazê-lo considerando apenas os 10 pontos centrais (que estão entre as duas linhas verticais grossas). Desconsiderei os pontos laterais porque são repetições do padrão do meio.
Exemplo: Carr1: (1m, 4t, 1m, 4t) repete 17 vezes.

Repeti as 24 carreiras que compõem o gráfico 3 vezes completas, na 11a. carreira da 4a repetição, iniciei o decote "V". 

Terminada a 10a. carreira, cortei o fio e passei 45p para a agulha da direita. Esse será o novo início da carreira 11 e o centro do decote.

Cuide para prestar atenção em que ponto do gráfico vc parou depois de transferir os pontos e dar novo início para a carreira.

O primeiro ponto da carreira 11 foi feito junto com o segundo, dessa forma, "mata" 1 ponto que será a base do V do decote.

A partir daqui, as carreiras ímpares foram feitas no lado direito e as pares no avesso do colete, em carreiras de ida e volta.

Na 13a. carreira, diminui 1p cada lado do decote (início e término da carreira). Fiz isso em todas as carreiras ímpares 15 vezes.  Depois continuei reto até o final.

Ao mesmo tempo, na 21a. carreira da 4a. repeticão, iniciei a cava. Nesse ponto, é interessante ter 3 novelos separados (1 para as costas, 1 para o lado direito e 1 para o lado esquerdo). Eu uso dois, um para as costas e o mesmo para a direita e para esquerda mas um fio sai de dentro do novelo e o outro, de fora. Se for fazer assim, cuide para não enrolar!

Nessa carreira, cuidando para manter o desenho e as diminuições do decote, dobrei a blusa no meio marquei os pontos laterais da blusa, deixei 4 pontos de espera de cada lado da blusa em alfinetes. Esses pontos serão exatamente, o centro da cava de cada lado, isto é, no meio desses 4 pontos está o limite da frente e das costas do colete.

Na carreira 22 dessa repetição iniciei as diminuições das cavas. Diminui 2 pontos de cada lado de cada cava.

As diminuições foram feitas nas carreira 22, 23 e 24 da 4 repetição e a partir da 5a repetição, as diminuições foram feitas apenas nas carreiras ímpares da carreira 1 até a carreira 9. Portanto, foram 4 diminuições de cada lado de cada cava em 4 carreiras em sequencia e 4 diminuições pulando uma carreira..

Depois de concluídas as diminuições, continuei reto para cima, seguindo o gráfico até ter a altura que eu precisava (68cm) considerando a barra.

Nesse ponto, costurei frente/costas sem arrematar os pontos do decote das costas.

Fiz a costura grafting de cada lado da frente com os pontos respectivos da parte de trás e deixei os pontos do decote na agulha.

A costura grafting, eu escrevi num post um tempo atrás porque uso bastante para costurar as pontas das meias quando faço top-down. 

Pode ser acessada aqui: Costura grafting.

Depois de costuradas a frente com as costas, fiz o decote.

Com agulha circular 5mm fiz os pontos que estavam na agulha em barra 1x1, sendo o meia torcido e continuei por toda a volta do decote, levantando os pontos e fazendo em meia torcido e tricô. Tomei o cuidado de levantar o ponto que ficou  "morto" no meio do decote e fazê-lo em meia.

Fiz 7 voltas sempre fazendo 3 pontos juntos no ponto central do "V" tomando cuidado para que o ponto do meio (o meia) fique na frente dos outros laterais. quando chego nesses 3 pontos centrais, eu costumo tirar os 2 pontos (o antes do centro e o do centro) da agulha e mudar a ordem pego o 1o ponto e passo para a agulha da esquerda por trás do segundo ponto e volto o segundo ponto para a agulha da esquerda, faço os 3 pontos juntos. Deve ter um jeito mais fácil, mas ainda não descobri.

Terminadas as 7 voltas, fiz o arremate italiano para dar o acabamento de "arremate tubular". Acho muito lindo.

Tem um vídeo em português de Portugal bem didático: Arremate tubular.

As cavas foram feitas da mesma forma só que sem fazer diminuições e fiz apenas 6 voltas.

Usei o arremate italiano novamente.

Arrematei os fios que ficaram por dentro e está pronto!

Sinceramente, eu amei o resultado!

Espero que gostem. Se tiver alguma dúvida, por favor, pode entrar em contato que vou tentar ajudar.

Estou com planos de tentar gravar alguns vídeos para esclarecer algumas etapas. Vou tentar fazê-lo o mais cedo que puder. Beijinhos.

Divirtam-se!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Adaptação da Pantufa da Yuko Nakamura

CC Beanie com Gorro Fácil Colors

Gorro em Gomos Transversais