Blusa Russa para Heloísa (Top/Down e SEM COSTURA!!!)

Olá!

Essa foi a última blusa que eu fiz em julho. A Helo não quis uma maxi blusa, queria uma mais justa mas que fosse leve como a blusa da irmã. Para tanto usei o Mohair da Pingouin e Lã da Fazenda. Dessa vez eu usei dois fios de lã para um de mohair para que a blusa ficasse mais colorida, que aparecesse melhor a cor da lã mas que ficasse com o toque peludinho do fio Mohair.

Mostrei algumas fotos de blusas que tinham receita e nenhuma caiu no gosto dela. Até que um dia ela me mostrou uma foto de uma blusa que ela achou linda. 

O único problema é que não tinha receita nem em português nem em inglês, mas, um tipo de tutorial em um vídeo russo. Isso mesmo. Russo.

Enfim, eu também fiquei bastante encantada com a blusa, tanto pelo desenho quanto pelo conceito da forma das mangas. E, assistindo o vídeo e olhando as fotos no site original, eu adaptei a receita para os fios brasileiros, o tamanho da minha filha e para os detalhes de acabamentos que eu e a minha filha fomos "desenhando".

Frente da blusa

Usei três fios juntos, um fio do Mohair da Pingouin e dois fios da lã Da Fazenda Merino Lace 2ply.

Para executar essa blusa eu usei duas meadas da Lã e 3 novelos do Mohair. Trabalhei com a agulha circular 7mm.

A receita original assim como o video, podem ser acessados aqui:

https://petelki.com.ua/1999-pulover-s-azhurnymi-rukavami-listochkami.html

Eu sei que está em russo, mas como não é minha a receita e as únicas adaptações que eu fiz foram na barra da blusa e nos punhos, eu vou pedir que quem tiver interesse em fazer, entre no link acima e, clicando na tela com o botão direito escolha TRADUZIR. A tradução é razoavelmente boa se considerar que tem o vídeo que é muito bem explicado, fica bem fácil de fazer a blusa.

Costas
Detalhe da manga

Abaixo vou colocar apenas o padrão que usei tanto nos punhos quanto na barra da blusa.

Barra

Quando a blusa estiver com 15cm menor que o tamanho que você pretende, já dá para fazer a barra.

O número de pontos deve ser múltiplo de 24. A minha filha queria que a barra e o punho fossem abrindo como um suave babado.

No caso da manga, faz-se o mesmo processo. A única diferença é que na barra eu fiz 6 repetições e no punho 2 repetições.

V01 = (2t, 10m, 2t, 10m) 

V02 = (2t, 7m, 2mj, 1laç, 1m, 1laç, 2t, 1laç, 1m, 1laç, ppm, 7m)

V03 = (2t, 6m, 2mj, 3m, 2t, 3m, ppm, 6m)

V04 = (2t, 5m, 2mj, 1m, 1laç, 1m, 1laç, 1m, 2t, 1m, 1laç, 1m, 1laç, 1m, ppm, 5m)

V05 = (2t, 4m, 2mj, 5m, 2t, 5m, ppm, 4m)

V06 = (2t, 3m, 2mj, 2m, 1laç, 1m, 1laç, 2m, 2t, 2m, 1laç, 1m, 1laç, 2m, ppm, 3m)

V07 = (2t, 2m, 2mj, 7m, 2t, 7m, ppm, 2m)

V08 = (2t, 1m, 2mj, 3m, 1laç, 1m, 1laç, 3m, 2t, 3m, 1laç, 1m, 1laç, 3m, ppm, 1m)

V09 = (2t, 2mj, 9m, 2t, 9m, ppm)

V10 = (2t, 10m, 1aum, 2t, 10m)

V11 = (2t, 10m, 3t, 10m)

V12 = (2t, 10m, 3t, 1aum, 10m)

V13 = (2t, 10m, 4t, 10m)

V14 = (2t, 10m, 1aum, 4t, 10m)

V15 = (2t, 10m, 5t, 10m)

V16 = (2t, 8m, TT2, 5t, TF2, 8m)

V17 = (2t, 9m, 7t, 1aum, 9m)

V18 = (2t, 7m, TT2, 8t, TF2, 7m)

V19 = (2t, 8m, 10t, 9m)

V20 = (2t, 6m, TT2, 10t, TF2, 6m)

V21 = (2t, 5m, TT2, 12t, TF2, 5m)

V22 = (2t, 4m, TT2, 14t, TF2, 4m)

V23 = (2t, 3m, TT2, 16t, TF2, 3m)

V24 = (2t, 2m, TT2, 18t, TF2, 2m)

V25 = (2t, 3mj, 20t, pppm)

V26 = (2t, 1m, 20t, 1m)

Arrematei usando um método russo que dá um acabamento em ponto tricô.

O vídeo para esse método super fácil pode ser visto nesse link: Arremate site russo

As abreviações que usei aqui foram:

V = volta

t = tricô

m = meia

2mj = fazer dois pontos meia juntos

ppm = passa 2 pontos para a agulha da direita como se fosse fazer em meia, depois coloca a agulha da esquerda por esses pontos pela frente e faz esses dois pontos juntos em meia

3mj = fazer três pontos meia juntos

pppm = passa 3 pontos para a agulha da direita como se fosse fazer em meia, depois coloca a agulha da esquerda por esses pontos pela frente e faz esses três pontos juntos em meia

1aum = levanta o ponto da carreira anterior e faz em meia torcido, sem deixar buraco 

TT2 = coloca um ponto em espera atrás do trabalho, faz um meia e o ponto em espera em tricô

TF2 = coloca um ponto em espera na frente do trabalho, faz um tricô e o ponto em espera em meia

A minha filha queria uma cordinha para amarrar na cintura para poder usar a blusa acinturadinha.

Usando os mesmos fios que fiz a blusa, fiz uma "cinta" em I-cord da seguinte forma:

Usando 2 agulhas de pontas duplas, montei 3 pontos, fiz 3meia, escorreguei esses pontos até a outra ponta da agulha da direita e mudei essa agulha para a mão esquerda. Fiz 3meia e repeti o processo.

A ideia é fazer 3 pontos meia sempre escorregando até o final da agulha da direita e mudando a agulha de mão, assim sempre irá fazer os pontos em meia, como se tivesse fazendo um tubo fininho...

Legal, né? 

Ficou assim.

Espero que tenha sido claro. Se quiserem compartilhar, vou ficar muito feliz!

Divirtam-se!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Adaptação da Pantufa da Yuko Nakamura

CC Beanie com Gorro Fácil Colors

Gorro em Gomos Transversais