Saia Russa Longa em Crochê

Olá!

Há bastante tempo atrás minha tia Angela me pediu para fazer um vestido de crochê para ela.

Então, depois de longa espera, pedi para ela mandar uma série de medidas para eu poder fazer o vestido bem certinho.

Só que ela resolveu que não queria mais o tal vestido, mas uma saia longa. Bem mais fácil, só com a cintura, quadril e comprimento e tá fechado!!

Isto posto e com essas informações, comecei as pesquisas, mandei uma série de modelos para ela e ela escolheu uma linda saia russa e que fosse qualquer cor clarinha, bege ou azul. Eu escolhi o azul, mas não tinha certeza se ficaria bom, mas ficou!!!

Pesquisei e achei um link que tem os gráficos que foram usados na saia, mas o início, a montagem e tamanhos eu segui os vídeos feitos por uma artesã brasileira. Depois do segundo conjunto de pontos eu segui os gráficos russos pois eu queria que a saia ficasse mais longa e precisava ver graficamente a repetição que eu queria fazer.
Os vídeos são bastante claros e fáceis de seguir. Só que os meus pontos são mais justinhos que os pontos da Mony e a minha saia ia ficar mais curta.

A minha Helo está de modelo com calça branca por baixo.

Usei 5 novelos do fio Bella da Pingouin e agulha 2,25mm.
As dimensões são para tamanho 44: cintura 84cm, quadril 97cm e comprimento 96cm. Para dar acabamento melhor na cintura, coloquei um elástico de 4,5cm de largura.

Os vídeos da Mony Tatsch são os seguintes:
Parte 1 - Saia Longa
Parte 2 - Saia Longa

Os gráficos para quem quiser se aventurar podem ser acessados aqui:
Gráficos para a saia russa
Vou ser sincera, eu achei bem complicadinho, mas como eu prefiro trabalhar com gráficos, eu assisti o primeiro vídeo da primeira parte da saia e depois acompanhei pelos gráficos da página russa.

Agora só não vejo a oportunidade de entregar.

Mais uma dica: Bloquem a saia porque os gráficos/pontos ficam mais bonitos e cuidado ao blocar pois a saia pode aumentar até 4cm.

Outra decisão que tomei é que fiz sem forro. É uma saia muito versátil, se usada com forro longo, fica elegante e se usada com forro curto, fica mais jovial. Além de poder usar forros de cores diferentes para dar aspectos diferentes à saia.

Caso tenham dúvidas, estou a disposição.

Divirtam-se!!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Adaptação da Pantufa da Yuko Nakamura

CC Beanie com Gorro Fácil Colors

Gorro em Gomos Transversais