Gorro Fácil Fácil Unissex

 

Olá!

Pensa num gorro fácil e rápido de fazer. Essa é uma receita muito básica e todo mundo que faz tricô um dia já fez. A diferença está no acabamento superior. Eu achei tão diferente e bonito que vou adotar para os próximos gorros.

Lindo né? Eu vi no Youtube em um vídeo russo. O pior é que não tem legenda ativada e eu não entendo russo, mas consegui tirar algumas informações básicas e deu certo!!

RECEITA ORIGINAL: Acabamento Touca Russa

Sugiro que dêem uma olhada no vídeo original a partir do minuto 5:40 pois ela mostra exatamente onde colocar os marcadores e como fazer as reduções.

Eu também não entendo nada que é dito, mas dá para entender perfeitamente apenas olhando ela fazer. É muito simples mesmo.

Vamos lá!

Esse gorro ficou com 28cm desdobrado e 25cm dobrado. Serve em praticamente qualquer tamanho de cabeça de adulto porque é bastante elástico.

Usei:

1 novelo de Balloon da Pingouin quase inteiro

Agulha circular de tricô 3,5mm

Para quem não está muito habituado com as abreviações, vou colocar um pequeno resumo aqui:

m = ponto meia

t = ponto tricô

2mj = fazer dois pontos juntos em meia

ssk = slip, slip, knit (passa, passa, meia) = fazer dois pontos juntos em meia SÓ QUE ao contrário, da seguinte forma: passa um ponto para a agulha direita sem fazer como se fosse fazer em meia, passa o segundo da mesma forma, agora coloque a agulha esquerda pelos 2 pontos pela frente deles e faça os dois juntos. Eles serão feitos em meia mas inclinados ao contrário. Se tiver alguma dúvida, vejam o vídeo da receita original, ela mostra bem detalhadamente como fazer.

M = identifica onde coloquei o marcador

Montei 128 pontos e trabalhei (2m, 2t) em carreiras circulares até atingir 23cm daí começam as voltas de redução.

É muito simples, o único cuidado é nessa primeira volta onde serão colocados os marcadores.

Antes de terminar a última volta de repetição, NÃO FAÇA o último ponto tricô.

Agora usando o primeiro ponto meia da próxima volta e o último ponto da volta anterior (que não foi feito), faça os dois juntos em meia (2mj). O novo início das próximas voltas será DEPOIS desse ponto.

Reforçando, esses dois pontos juntos em meia será considerado o último ponto da carreira anterior.

Feiro isso, você tem agora o início dessa volta 1m, 2t, 2m, 2t... ANTES de iniciarmos, vamos colocar mais alguns marcadores.

A partir do início conte 32 pontos e coloque um marcador (ele ficará entre 2 pontos meia), conte mais 32 pontos, coloque mais um marcador, mais 32 pontos e esse será o último marcador.

Até aqui tem 3 divisões de 32 pontos e a última com 31 pontos (lembre-se que você fez dois pontos em meia juntos no final da outra volta)

Feito isso agora é só seguir a seguinte instrução até praticamente o final:

(ssk, segue ponto sobre ponto até 2 pontos antes do marcador, 2mj, M), repete por toda volta e continua repetindo até ficar com 16 pontos na agulha.

Então, corte o fio e passe por dentro dos pontos tirando-os da agulha, puxe bem para fechar o buraco do topo e, pelo lado avesso arremate passando mais algumas vezes pelos pontos e dando um nózinho.

Pronto!! Seu gorro super simples está feito.

Mais algumas fotos para ter ideia de como ficou.


Espero que tenha ficado claro. É muito simples mas o efeito é muito lindo.

Divirtam-se!! e...

Feliz Páscoa!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Adaptação da Pantufa da Yuko Nakamura

CC Beanie com Gorro Fácil Colors

Gorro em Gomos Transversais