Maxi Cachecol e Maxi Gola Gostosinhos

 

Olá!

Continuando a longa lista de coisinhas de inverno que estou querendo fazer, esses são de minha autoria e, para minha imensa alegria, minhas bonecas gostaram muito!

Vimos esse fio VELUDO MOLHADO da Círculo na loja quando fomos comprar os barbantes para fazer o boneco do Sully (postagem aqui) e minhas filhas escolheram cada uma delas uma cor diferente e queriam coisas diferentes: a Beatriz um cachecol e a Heloisa uma gola.

Resolvi fazer sem seguir nenhuma receita apenas usando o ponto meia em carreiras de ida e volta e eu acho que ficou muito bom pois esse fio é bastante grosso e trabalhado além de ter um toque delicioso de veludo e é muito, muito quente.

Vamos às instruções de cada peça.

MAXI CACHECOL

2 novelos da lã

Agulha de tricô 7mm

Montei 30 pontos e trabalhei em carreiras de ida e volta em ponto meia usando completamente os dois novelos. Arrematei e estava pronto!

Uma dica que eu acho bastante útil é que esse fio é um pouco complicadinho de trabalhar porque se você não usar um pouco de tensão no seu ponto, quando você terminar e começar a usar, vai perceber que ele formou alguns buracos porque ele meio que enrosca na hora que você está executando o ponto. Então, cada ponto precisa ser dada uma puxadinha (bem de leve) para que não se forme buraco. 

Outra dica é para a emenda. Se você der um nozinho, vai ficar muito grande, se você tentar fazer a emenda passando os fios juntos, aquele pedaço vai ficar grosso também. Então, o que eu fiz foi desfazer um pedacinho da ponta de cada fio puxando de pouquinho em pouquinho e tirando os fios coloridos deixando apenas os fiozinho centrais que prendem os "tufinhos" juntos. Dei nó bem firme usando esse fiozinho. Nem aparece a emenda. Abaixo está uma sequencia de fotos de como fazer a emenda.

A = pontas a serem emendadas

B = dá para ver no lado direito como ir puxando de pouco em pouco os fios coloridos

C = depois de desfazer um pouco das pontas e deixar um pedaço suficiente para dar um nó

D = já feito o nó, dá para perceber que quando cortar as pontas, não será possível ver a emenda

Não se esqueça de fazer um nó BEM firme dando uns 3 a 5 laços

Ficou com 20cm x 200cm.

MAXI GOLA


2 novelos da lã

Agulha de tricô 7mm

Agulha circular de tricô de qualquer diâmetro (agulha auxiliar)

Agulha de tapeçaria

Montei 45 pontos de uma maneira um pouco diferente porque ao final vou querer juntar as duas pontas de forma a não ser possível ver a emenda. 

O vídeo abaixo eu fiz para mostrar como eu montei os pontos de forma a poder fazer com que o arremate final fique invisível. 

Eu prefiro usar a agulha circular porque quando você puxa a agulha para deixar em espera, os pontos ficam na corda entre as duas pontas e não escapam.

Trabalhei em carreiras de ida e volta em ponto meia usando completamente os dois novelos. 

Quando quase estiver terminado o segundo novelo ou quando tiver o tamanho que você quiser, é o momento de fazer o arremate. Para isso vai ter que ter sobrado mais ou menos 1,0m de fio.

Passe esse fio numa agulha de tapeçaria e colocando as duas pontas lado a lado e fiz uma costura tipo GRAFTING (ver a descrição aqui ou procure no Youtube que tem muitos vídeos dessa costura.

Abaixo está a foto da posição das agulhas na hora do grafting.

Arrematei e estava pronto!

depois de feita a emenda (isto quer dizer, já dobrada), ela ficou com 70cm de comprimento (dobrado, lembre-se!!) e 28cm de largura.

MAXI GOLA 2


2 novelos da lã

Agulha de tricô 8mm

Agulha circular de tricô de qualquer diâmetro (agulha auxiliar)

Agulha de tapeçaria

Fiz essa segunda gola exatamente da mesma forma que a anterior, com o mesmo número de pontos. Mudei apenas a agulha. Testei com uma agulha um pouquinho mais grossa e a diferença de tamanho ficou bem visível. 

Depois de pronta, a gola ficou com 65cm de comprimento (dobrada) e com largura de 34cm.


Espero que as instruções tenham sido claras.

Se tiverem dúvida, podem entrar em contato que fico feliz em ajudar.

Instagram = @teiadecarinhos

Face = Fernanda Risseto Delfino Candeo

Beijinhos e...

Divirtam-se!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Adaptação da Pantufa da Yuko Nakamura

CC Beanie com Gorro Fácil Colors

Gorro em Gomos Transversais