Meias Mãe Maria

Olá!

E logo está aí o dia das mães e, como eu sou um pouco avessa a dar presentes em datas específicas, e minha mãe também faz aniversário no início de maio, eu já fiz e entreguei os presentes para ela.

O presente de aniversário foi o Xale Meu Segundo Encanto, lindíssimo, modéstia à parte e que ela gostou muito e o presente de Dia das Mães, eu já entreguei também porque aqui está bem friozinho e a mami, no alto dos seus próximos 74 aninhos sente muito frio nos pezinhos...

Aqui estão as meias lindas que fiz para a minha mami.


Linda, não? Na verdade verdadeira estou simplesmente apaixonada pela receita original:

Caturnos Zelândia by Filipa Carneiro

 É uma receita maravilhosamente simples de meias feitas com agulhas grossinhas e fios grossinhos.

A história dos caturnos também é encantadora (caturnos para quem não sabe são meias grossas e altas que eram usadas para trabalhar no interior de Portugal).

Enfim, como os pezinhos e perninhas de minha mami são extremamente finos, eu tive que fazer algumas adaptações na receita original. Pois comecei seguindo a receita e vi que ia caber os dois pés juntos dela...kkkkk

Sim, é beeeeemmmmm fino.

Para ter uma ideia, eu medi a espessura da panturrilha dela no meu antebraço e a canela no meu pulso! SIM. Exatamente...

Vamos lá!

Usei o fio Aquarela como cor principal e Magic Pull para o trançadinhos. Ambas da Círculo.

Agulha de tricô circular 5,5mm

Agulha para tapeçaria (arremates)

Abaixo está a versão para a minha mãe, se a sua perna tiver as panturrilhas um pouco mais grossas, sugiro seguir a receita original. Aliás, fiz uma para a minha filha Heloísa que calça 37 e serviu perfeitamente.

BARRA:

Montar 40 pontos. Qualquer montagem elástica serve, eu usei a Montagem Italiana.

O vídeo abaixo do Tricota Curitiba mostra de forma bem simples como montar dessa forma. Eu adoro o acabamento liso dessa montagem, além de ser muito flexível.

Variação da Montagem Italiana - Tricota Curitiba 

Faz barra 2x2 até aproximadamente 5cm.

TRANÇA

Aqui começa a trabalhar com duas cores. Para facilitar vou colocar letras A e B logo depois do ponto para saber que cor trabalhar, por exemplo: 2mA (dois pontos meia na cor A)

Cor A = cor principal

Cor B = cor secundária

R1 = (1mA, 1mB) x20

R2 = traz as lãs para a frente do trabalho e faz (1tA, 1tB) x20 . Exatamente, você vai cruzar as lãs pela frente. Nessa volta, cada vez que for trocar de cor, passe a cor que vai usar por CIMA da cor anterior.

R3 = mantém as lãs na frente do trabalho e faz (1tA, 1tB) x20 . Exatamente, você vai cruzar as lãs pela frente. Nessa volta, cada vez que for trocar de cor, passe a cor que vai usar por BAIXO da cor anterior.

R4 = 40mA (não corte a cor B)

R5 = (2mA, 1laçA, 1mjA) x10

R6 = (1mA, 1mB) x20

R7 = traz as lãs para a frente do trabalho e faz (1tA, 1tB) x20 . Exatamente, você vai cruzar as lãs pela frente. Nessa volta, cada vez que for trocar de cor, passe a cor que vai usar por BAIXO da cor anterior.

R8 = mantém as lãs na frente do trabalho e faz (1tA, 1tB) x20 . Exatamente, você vai cruzar as lãs pela frente. Nessa volta, cada vez que for trocar de cor, passe a cor que vai usar por CIMA da cor anterior.

Corta a lã B e arremata.

PERNA

R1 até R9 = 40m

R10 = 14m, coloca um marcador, 26m

R11 = m até 2 pontos do marcador, faz 1ppm, passa o marcador, 1m, 2mj, meia até o fim da volta

OBS.: ppm quer dizer passa passa meia, é uma diminuição em meia fazendo da seguinte forma: passa um ponto para a agulha da esquerda como se fosse fazer meia, passa o segundo ponto da mesma forma e coloca a agulha da esquerda passando pelos dois pontos da esquerda de trás para a frente e tira um ponto. Esse ppm também é muito conhecido por ssk (slip, slip, knit). Pode ser encontrado facilmente na internet.

R12 até R14 = todos o pontos em meia

Repetir essas 4 voltas, do R11 até o R14, até ficar com 28pontos nas agulhas. Nesse caso, foram repetidas 4 vezes.

Nessa meia foram feitos 28pontos em meia por mais 15voltas, ou 31cm.

ABA DO CALCANHAR

1 volta em meia

R0 = meia até 7 pontos antes do marcador, passa esses 7 pontos para a agulha da direita. E considera que esse é o novo início de volta

R1 = 2m, (1msf, 1m)x6 (lado direito) vira

msf quer dizer tirar em meia sem fazer

R2 = 1msf, 13t (lado avesso) vira

R3 = (1msf, 1m)x7 vira

R4 = 1msf, 13t vira

Repete as voltas R3 e R4 por 6 vezes.

VIRA DO CALCANHAR

R1 = 8m, vira

R2 = 1msf, 2t, vira

R3 = 1msf, 1m, 2mj, 1m, vira

R4 = 1msf, 2t, 2tj, 1t, vira

R5 = 1msf, 3m, 2mj, 1m, vira

R6 = 1msf, 4t, 2tj, 1t, vira

R7 = 1msf, 5m, 2mj, 1m, vira

R8 = 1msf, 6t, 2tj, 1t, vira

Até aqui ficaram 8 pontos.

DIMINUIÇÕES PARA OS PÉS

R1 = 8m, 8m (na lateral da vira do calcanhar), 14m, 8m (na outra lateral da vira do calcanhar)

R2 = 14m, 2mj, coloca um marcador, 14m, coloca outro marcador, 1ppm, meia até o final da volta

R3 = volta toda em meia

R4 = m até 2 pontos do primeiro marcador, 2mj, passa o marcador, 14m, passa o outro marcador, 1ppm, meia até o final

R5 = volta toda em meia

Repete as voltas R4 e R5 quatro vezes.

Esses 28 pontos que estão nas agulhas são trabalhados em meia por tantas voltas quantas forem necessárias até 5cm antes da ponta dos dedos.

Nesse caso foram 22 voltas pois minha mãe calça 37.

BIQUEIRA ou PONTA DOS DEDOS

R1 = (5m, 2mj) repete até o final da volta

R2 = toda em meia

R3 = (4m, 2mj) repete até o final da volta

R4 = toda em meia

R5 = (3m, 2mj) repete até o final da volta

R6 = toda em meia

R7 = (2m, 2mj) repete até o final da volta

R8 = toda em meia

R9 = (1m, 2mj) repete até o final da volta

R10 = toda em meia

Corta o fio longo o suficiente para passar pelos pontos e puxe bem firme para fechar bem. Passe a agulha para dentro e arremate.

Faça a outra igual, de preferência!!

Essas foram as alterações/adaptações que eu fiz, mas se sua perna não for tão tão fina, eu sugiro firmemente que siga a receita original. Está lá no início da postagem.

A ideia do caturno é que ele por ser tão altos, precisam de uma cordinha para não descer.

Eu fiz essas cordinhas torcendo dois fios juntos, como cordinha de casaquinho de bebê. Passei pelo passafita que fizemos entre as duas tranças (lembra?)

Entreguei para a minha mami na segunda feira agora e ela ADOROU!!!! 

Imagina a minha alegria!!!

Agora estou embalando e vou fazer uma pra minha sogra (que tem a perna normal!) e minhas meninas já pediram mais caturnos... Delícia!!!!!

Se gostaram, podem compartilhar. Vou ficar muito feliz!!

Divirtam-se!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Adaptação da Pantufa da Yuko Nakamura

CC Beanie com Gorro Fácil Colors

Gorro em Gomos Transversais