Poncho de Crochê Infantil

Olá!

Bom dia geladinho aqui no sul do Brasil. AMO MUITO!!!

Esse poncho é mais um pedido da Andressa para a filha linda dela. Eu fico extremamente feliz quando gostam do meu trabalho e, nesse caso, ela disse que a Li ficou super feliz com o poncho, e eu ganhei até áudio de agradecimento! Só tenho uma palavra: Gratidão!!

E ela me mandou foto da Livia com o poncho e a touca (aquela em gomos do post passado) e permitiu que eu colocasse aqui.


O poncho é lindo, a touca ficou linda, mas a modelo com esse sorriso maravilhoso valoriza tudo, deixando tudo mais que perfeito!!

Para fazer esse poncho, eu segui uma receita que eu amo de paixão da Lion Brand porque é super simples e dá um caimento perfeito, com a modelagem dos ombros e comprimentos diferenciados das pontas em relação aos braços. Não é à toa que o nome é Play Time Poncho (Poncho Hora de Brincar), pois além de esquentar, dá liberdade para poder brincar.

Mais umas fotinhas do processo.

 
As duas acima são antes de colocar o cordão e as franjas para mostrar que a gola pode ser usada alta ou dobrada.

Poncho com franjas, cordão com pompom, todos os rótulos dos novelos que foram usados e a touca linda em gomos. (se olhar ao lado da touca estão os dois pequenos pedaços de lã que sobraram)

Detalhe da gola, cordão e pompom

A receita original está em inglês e pode ser acessada aqui:

Play Time Poncho by Lion Brand

Tem versões para 3 tamanhos: 5 a 6 anos, 9 a 10 anos e 11 a 12 anos.

Mas como as lãs que eles usam são diferentes, eu peguei o conceito e as medidas e adaptei para o material que eu tinha.

A Andressa comprou 6 novelos da lã Sissa, da Cisne. É uma lã grossa, indicada agulha de tricô 7mm.

Usei para o poncho inteiro 5 novelos e meio incluindo cordão e franjas. E agulha de crochê 7mm.

Fiz algumas alterações para que o tamanho final ficasse certo.

Segue abaixo como eu fiz esse poncho com esse material.

Eu queria que ficasse com tamanho para 9 a 10 anos. A Livia tem 7anos, mas é alta para a idade e vai poder usar o poncho por bastante tempo.

Abreviações:
R = carreira
corr = corrente
pa = ponto alto
V = 1pa, 1 corr, 1pa tudo no mesmo ponto de base
Concha = 3pa no mesmo ponto de base
pbx = ponto baixíssimo
Vtriplo = 3pa, 1corr, 3pa tudo no mesmo ponto

Faça 48 correntes que esticadas medem 61cm (o suficiente para poder fechar e a cabeça passar com um pouco de folga).

OBS.1: Se for adaptar a receita, lembre-se que as correntes devem ser sempre em múltiplos de 16, caso contrário não vai funcionar.

Feche o círculo com cuidado para não torcer, e comece o poncho!!

R1: 3corr, *pula 1p, 1V* Repete o que está entre *  * e termina fazendo 1pa no mesmo ponto de base das 3 correntes, faz 1corr e prende com 1pbx no topo das 3 correntes do início.

R2: Caminha com pbx até o próximo V e, no meio do V, faz 1 concha. Faça isso em todos os Vs. No final dessa carreira, terá 48 conchas, feche com pbx.

OBS.2: se for trabalhar com uma cor em cada volta, basta arrematar a carreira anterior e começar com fio novo, mas se for trabalhar com apenas uma cor, sugiro fazer o início das carreiras no mesmo ponto que fez o pbx. Quero dizer, o espaço entre a primeira concha e a última concha será o início da primeira concha da carreira seguinte.
Esse é o momento de colocar os marcadores.

R3: Faça 6 conchas nos intervalos das conchas da carreira anterior, no próximo espaço, faça 1Vtriplo, na corrente desse V triplo, coloque um marcador, esse será um dos seus ombros. Faça 5 conchas e 1Vtriplo, coloque marcador nesse Vtriplo que será a frente do poncho. Faça 5 conchas e 1Vtriplo, coloque marcador pois esse será seu outro ombro. Faça mais 5 conchas e 3pa no mesmo intervalo que você fez a primeira conha, faça 1corrente, prenda com 1pbx e coloque um marcador nessa corrente, que será as costas do poncho.

R4 = Faça 3pa onde está o primeiro marcador e, entre as conchas e no meio do primeiro Vtriplo, faça conchas, quando chegar no Vtriplo com o marcador que indica a frente do poncho, faça outro Vtriplo, continue com conchas da mesma forma que do outro lado e quando chegar no espaço que fez os 3pa, faça mais 3pa, 1corr e prenda com pbx. Mova apenas os marcadores da frente e das costas.

R5 =  Faça 3pa onde está o primeiro marcador e, entre as conchas , faça conchas, quando chegar no Vtriplo com o marcador que indica a frente do poncho, faça outro Vtriplo, continue com conchas da mesma forma que do outro lado e quando chegar no espaço que fez os 3pa, faça mais 3pa, 1corr e prenda com pbx. Mova apenas os marcadores da frente e das costas.

R6 = Faça 3pa onde está o primeiro marcador e, entre as conchas , faça conchas,
** cuidado aqui**
quando chegar no marcador do primeiro ombro que ficou na carreira 3, nessa direção deve haver um espaço entre conchas, nesse espaço faça um Vtriplo e mova o marcador para o meio desse V,
continue com conchas e quando chegar no Vtriplo com o marcador que indica a frente do poncho, faça outro Vtriplo, e mova o marcador, continue com conchas,
** cuidado aqui**
quando chegar no marcador do segundo ombro que ficou na carreira 3, nessa direção deve haver um espaço entre conchas, nesse espaço faça um Vtriplo e mova o marcador para o meio desse V
continue com conchas da mesma forma que do outro lado e quando chegar no espaço que fez os 3pa, faça mais 3pa, 1corr e prenda com pbx. Nesta carreira foram movidos todos os 4 marcadores.

Basicamente agora é só repetir as carreiras 4, 5 e 6 até o poncho ter a altura que você precisa, no caso desse poncho, conforme a receita original, para idade de 9 a 10 anos, a altura do ombro deve ter 37cm sem a franja. Para obter esse comprimento, eu repeti essas 3 carreiras 4 vezes.

A partir daqui fiz mais adaptações, a gola, ao invés de seguir a receita, eu levantei 48 pontos com agulha 8mm circular de tricô e fiz barra 1x1 por, mais ou menos 10cm e arrematei com arremate tubular para ficar bem elástico e a cabeça passar com facilidade. Eu gosto de gola em tricô pois ajusta bem no pescoço sem apertar.

As franjas, eu coloquei nos intervalos das conchas, com o comprimento de 31cm que depois de dobradas e presas no poncho ficam com mais ou menos 14cm. 

O cordão, eu fiz torcido porque eu acho lindo!! Pode fazer com correntinhas também e passe nos pontos V da primeira carreira ANTES de colocar o tassel ou o pompom.

Os primeiros ponchos que eu fiz eu coloquei tassel nas pontas, mas a Andressa falou que a Livia gostava de pompom e eu fiz pompom com o que restou da lã e, como essa lã não é estruturada, coloquei um pouco mais de Mollet rosa para ficar mais cheinho e durinho.

E está pronto!!

Para outras medidas, veja a receita e, se for necessário, use o Google tradutor. Existem também, no You Tube vários videos que podem servir de auxílio se você tiver dificuldade com o inglês

Divirta-se!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Adaptação da Pantufa da Yuko Nakamura

CC Beanie com Gorro Fácil Colors

Gorro em Gomos Transversais